domingo, 18 de setembro de 2011

EXCELÊNCIA HUMANA


Trabalho




O trabalho possui dois níveis: subsistência e superação. Trabalhe para se superar e não se preocupará em sobreviver.

A maioria das pessoas tem uma péssima relação com o trabalho por conta da falta de consciência sobre ele. Não têm a mínima noção e nunca param para se perguntar sobre o porquê do trabalho.

Tudo em nossa vida deve ter um propósito. Se não o tiver é desnecessário ser vivido.

Bem, ai está o meu conceito:

Trabalho – Qualquer atividade, remunerada ou não, que faça com que você represente um dente na engrenagem da vida que faz o mundo girar. É a forma de você contribuir com a sociedade, com a humanidade e com o universo através do seu esforço pessoal de auto-aperfeiçoamento.

É através do trabalho que nos aperfeiçoamos, desenvolvemos nossas habilidades e praticamos nossos talentos.

Quando acordamos todos os dias com um propósito e buscarmos formas de realizá-los, milagres acontecem em nossas vidas, nas vidas das pessoas que amamos e até das que nem conhecemos.

 Bem, deveria ser assim, mas infelizmente para a maioria de nós não é! Isso porque a maioria das pessoas vive sem propósito. Alguns, até buscam propósitos em suas vidas, mas não se apercebem que os propósitos que assumiram não são seus. É por esse motivo que a palavra “trabalho” provoca arrepio em muita gente.

As pessoas acreditam que o trabalho é um meio de sobrevivência ou até mesmo de status ou destaque social, e essa crença gera um mal profundo na alma humana.

Não existem trabalhos mais ou menos importantes. Todos os trabalhos são necessários para o bem comum. Não existem trabalhos dignos ou indignos. A dignidade está no Ser que executa o trabalho. Mais importante que a ação é a intenção e a atitude por trás dela.

Dar significado ao trabalho é o que transforma toda a nossa relação com ele.

O trabalho, nem de longe é uma espécie de castigo que nos impele sofrimento e expiação. Muito menos algo que faça um Ser tornar-se melhor, especial ou mais digno que outro. Todos nós devemos e precisamos trabalhar, mas apenas como uma forma de evolução. Não importa o trabalho que seja desempenhado.

Quando nos dedicamos com amor e atenção a qualquer atividade, buscando realizá-la da melhor forma possível todas as vezes que tivermos a oportunidade de praticá-la, encontraremos maneiras cada vez mais eficientes de realizá-la. Isto se chama: Praticar a Excelência Humana.

Todos nós temos o Poder da Excelência e este poder é exercido através de nossos atos. Se buscarmos em cada atividade a nossa excelência, ela será exercida e não há como não ser reconhecida. Qualquer um de nós é capaz de reconhecer a Excelência Humana imediatamente. Seja no capricho das letras escritas, na clareza das palavras ditas, na delicadeza dos gestos feitos ou no amor do trabalho realizado.

Nem sempre podemos fazer o que amamos, mas sempre podemos amar o que fazemos e ao que parece indigno, podemos emprestar-lhe nossa dignidade, mas estejamos atentos ao propósito de cada ação, pois quando agimos dentro de um propósito divergente do nosso propósito pessoal, nos afastamos de nós mesmos. É como se tentássemos ir para o norte caminhando para o sul. Esta falta de cuidado está presente na maioria das ações cotidiana das pessoas, que se sentem acometidas por uma sensação imensa de vazio, solidão, incompreensão e abandono. Elas se sentem perdidas, o que as levam a apatia e depressão. Tudo isso por absoluta falta de consciência sobre o propósito de suas ações ou por falta de um propósito pessoal.

Nós experimentamos a liberdade quando escolhemos realizar nosso propósito pessoal diariamente através do trabalho. Isso nos traz o entusiasmo de trabalhar e buscar o constante aperfeiçoamento, apesar das adversidades, e esta é a melhor forma de valorizarmos o nosso tempo, dando propósito a cada segundo de nosso dia.

Dê propósito a cada segundo de seu dia e nunca mais terá tempo de fazer o que não escolheu. Simples assim!